Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Bulgária à porta da área do euro

A Bulgária terá direito a uma opinião, uma voz e um voto.

Christine Lagarde, presidente do BCE

A Bulgária aderirá à área do euro em 1 de janeiro de 2026. Será um marco histórico para o país e uma oportunidade importante para os cidadãos e as empresas da área do euro. A transição gerará maior estabilidade económica, operações mais regulares e uma integração mais forte na Europa. A adoção do euro ajudará a Bulgária a construir uma base mais sólida para o crescimento e a resiliência a longo prazo.

A mudança poderá levantar questões e preocupações. Contudo, o BCE e as autoridades nacionais estão a colaborar estreitamente no sentido de garantirem uma transição regular para todos, através de um planeamento cuidadoso com forte incidência na estabilidade de preços.

Porque é que esta transição é importante para a Bulgária e para os países da área do euro?

Uma economia resiliente

O euro é uma moeda estável e fiável que protege a poupança e o poder de compra.

Uma integração europeia mais forte

A Bulgária ocupará um lugar na mesa de decisões da área do euro, passando a ter voz na definição do futuro da nossa moeda partilhada. Em tempos de incerteza geopolítica, a expansão da área do euro transmite uma mensagem de unidade e solidariedade.

Um crescimento partilhado

Fazer parte da área do euro significa mais oportunidades de crescimento, comércio e investimento. Cada vez que um país adere à área do euro, a estabilidade financeira é reforçada e indica‑se que a integração europeia ainda está a avançar.

Taxa de conversão

1,95583 levs = 1 euro

O que significa o euro para os bancos e as empresas búlgaros?

Numa transição monetária, alguns preços podem subir se os comerciantes tirarem indevidamente partido da transição. Porém, a Bulgária dispõe de medidas e salvaguardas eficazes para evitar que isso aconteça. Nos meses antes e após a transição, todos os preços serão indicados tanto em levs como em euros, para que os consumidores possam verificar facilmente a equidade das conversões. As autoridades nacionais controlarão e imporão rigorosamente a utilização correta da taxa de conversão para proteger as pessoas na Bulgária de aumentos injustificados de preços.

Estabilidade reforçada

Os bancos búlgaros terão acesso a liquidez proporcionada pelo BCE, o que lhes permitirá conceder empréstimos, processar pagamentos e cobrir levantamentos de dinheiro de modo mais eficiente. Tal tornará o sistema bancário mais estável e proporcionará às pessoas maior confiança na segurança das suas poupanças.

Comércio regular

A supressão dos custos cambiais eliminará obstáculos aos negócios com parceiros da área do euro e tornará as operações transfronteiras mais regulares e competitivas.

Taxas de juro

A partir de janeiro, as taxas de juro na Bulgária seguirão diretamente as decisões do Conselho do BCE, as quais têm em conta as condições económicas no conjunto da área do euro. O governador do Българска народна банка (o banco central da Bulgária) participará como membro de pleno direito no Conselho do BCE.

Mais informação

Quer saber mais sobre o euro?

O euro: uma moeda, oportunidades infinitas

Quais são os benefícios do euro para os europeus?

Adesão ao euro: requisitos e etapas

O que tem um país de fazer para aderir à área do euro?

Todas as páginas desta secção